O Egas
Pesquisa

Obra analisada nas aulas de Língua Portuguesa
Por Maria do Carmo Tavares (Professora), em 2012/01/17879 leram | 1 comentários | 252 gostam
Os alunos do 6º ano, nas aulas de Língua Portuguesa, estudaram a obra:"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda. Eis a opinião de alguns deles sobre este livro.
6ºB
Gonçalo - Neste livro aprendi algumas coisas que acho muito importantes: devido à lavagem dos tanques dos petroleiros em alto mar, morrem milhares de seres vivos; a poluição afeta a sobrevivência de muitos animais e devemos tentar combatê-la.

Joana - Este livro ensinou-me que devemos cumprir as nossas promessas mesmo que nem sempre tenhamos o apoio daqueles que nos rodeiam.

Gabriel - Nesta história os gatos não conseguiram resolver os seus problemas sozinhos, por isso tiveram de pedir ajuda a um humano. Eu aprendi que, quando não conseguimos resolver sozinhos os nossos problemas, não devemos desistir, mas sim pedir ajuda a alguém.

Anacleto - A gaivotinha tentou voar dezassete vezes e não conseguiu. Mais tarde, conseguiu fazê-lo com muita facilidade! Isto ensinou-me que temos de esperar pelo momento certo para fazer as coisas.

Bruna Neto - Eu gostei muito da frase: “ Os problemas de um gato do porto são os problemas de todos os gatos do porto”. Os gatos foram solidários uns com os outros e também com a gaivota.

André - Este livro ensinou-me que, quando ajudamos os outros, ficamos felizes. Foi assim que se sentiu Zorbas na noite em que a gaivotinha começou a voar.

Bruno Teixeira - Quando os gatos foram pedir ajuda ao humano, ele ajudou-os. Esta sua atitude ensinou-me que devemos tratar muito bem os animais.

                                         6ºC

Leonora - Esta história ensina-nos que, mesmo sendo diferentes uns dos outros, devemos ser sempre amigos. Ensina-nos também que devemos cumprir a nossa palavra.

António - Esta história tinha personagens engraçadas e ensinou-me que o petróleo é muito perigoso e pode matar muitos animais.

Angélica - Eu aprendi que, por mais diferenças que haja, temos de ser sempre amigos uns dos outros.

Leonardo - Esta história ensina-nos que temos de ser mais cuidadosos com a natureza e não devemos poluir o nosso planeta. Atualmente, há muita poluição nos mares e nos rios e temos de mudar a nossa atitude.

Mariana Dias - Aprendi que devemos estar mais atentos às necessidades dos outros e não devemos rejeitar ninguém que nos pede ajuda.

Sandro - Com esta história aprendi que, quando um petroleiro derrama petróleo no mar, perdem-se muitas vidas, tanto de peixes como de aves.

Leandra - Esta história ensina-nos a nunca desistirmos de ajudar os outros e a sermos compreensivos com eles.

Inês - Eu aprendi que por vezes é difícil ajudar os outros, mas com força de vontade conseguimos tudo.


Comentários
Por Rui Jorge Pinto Teixeira (Administrador do Jornal), em 2012/01/18
Uma obra pertinente. Interpretações muito ponderadas e reveladoras de maturidade cívica! Parabéns!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe